Com o objetivo de orientar as mulheres gestantes de Cocal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, desenvolve o projeto Nascer Feliz. Nessa quarta-feira (8), aconteceu a abertura da 5ª edição do projeto, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Cerca de 12 mulheres participaram do evento inicial, que contou com palestras e orientações sobre o decorrer do projeto, bem como os direitos e cuidados na gestação.


“O nosso intuito é trabalhar com as gestantes que são prioridade no benefício de bolsa-família para dar informações sobre o processo de gestação. Trabalhamos com mães que estão desde o 1º ao 9º mês de gravidez, fortalecendo os vínculos com o apoio de uma equipe multidisciplinar”, informa a assistente social Karine Costa.


Para Edna Machado Felix, participante do projeto, a iniciativa oportuniza mais acesso a direitos e saúde na gestação. “Achei interessante. Estava ansiosa, mas tirei minhas dúvidas. Eu já tenho um filho de oito anos, então nessa gravidez eu procurei participar e fui bem recebida. O pré-natal e o acompanhamento são muito importantes, pois, assim, temos acesso à medicação e exames adequados”, afirma.

O projeto se estende à zona urbana e rural de Cocal, e, ao final, serão entregues kits maternidade com materiais necessários para os cuidados com os recém-nascidos.