“Meu marido, por enquanto, não está enxergando, mas com a cirurgia vai enxergar”. Essa é a esperança da Dona Socorro, ao acompanhar o esposo, Seu Juvenal, no Mutirão de Cirurgias Eletivas, realizado nesse sábado (2), no Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes.


De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, o mutirão realizou, segundo o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), Neres Júnior, 100 cirurgias de catarata em pacientes de Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Caraúbas, Caxingó e Cocal. Cerca de 50 pessoas de Cocal realizaram consulta médica e, constatada a necessidade, 27 fizeram a cirurgia.

A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi responsável pela alimentação, transporte e acompanhamento dos pacientes, com o apoio de equipe formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem.


“A Sesapi já vem fazendo vários mutirões em todo o Piauí e, agora contemplando a nossa região, fizemos todo o acompanhamento e encaminhamento necessário para os pacientes que estavam na fila de espera. Uma demanda bastante esperada pelos pacientes, principalmente idosos, que sonham em ter uma visão saudável novamente”, pontua a secretária municipal de Saúde, Eliane Carvalho.


Quem comemorou a iniciativa foi o Seu Juvenal, que após a consulta de avaliação, recebeu a notícia da tão aguardada cirurgia de catarata. “Foi tudo maravilhoso e, se Deus quiser, eu vou ter a chance de enxergar normalmente. Estou satisfeito”, conclui.