Cenário deslumbrante, salão cheio e palco pronto para receber as estrelas da festa. Enquanto isso, antes da entrada, Paula de Sousa, uma das 15 debutantes, está vestida como uma princesa, com um vestido longo de cetim rosa e detalhes bordados. Nervosa nos momentos que antecedem o grande sonho, ela declara: “meu coração está para sair”.

Assim como ela, outras 14 jovens garotas participaram do Baile de Debutantes, realizado nessa terça-feira (12), em Cocal. O evento faz parte do projeto Realizando Sonhos, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que ao longo do ano prepara as meninas para este grande momento, com atividades e acompanhamento sócio pedagógico.


“Eu estou muito feliz com esse sonho que ela está realizando. Na verdade, esse é um sonho que eu também tinha nos meus 15 anos, mas que não pude realizar. Então eu estou me sentindo realizada pela minha filha”, conta, emocionada, Clenilda da Silva, mãe da debutante Jamile da Costa.


A secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, conta que também não pôde realizar o sonho durante os 15 anos e, por isso, sente-se realizada com o projeto. “Essa é a nossa quarta edição e, quem conhece desde o início, sabe que esse projeto foi planejado com muito amor e carinho. Então eu me sinto realizada, hoje, em junto a toda a nossa competente equipe, poder realizar o sonho dessas meninas”, declara.

“Eu estava tão nervosa, que eu acho que não estava pensando em nada. Porque até então eu não estava nem acreditando que isso estava acontecendo. O projeto foi ótimo e quando chegou o dia do baile foi perfeito, como deveria ser”, conta Jamile da Costa.


Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, a proposta já realizou o sonho de cerca de 60 adolescentes ao longo de quatro anos de existência do projeto. “Nós ficamos muito felizes em ver essas garotas realizando o seu sonho. Sabemos que a festa de debutantes só fazia quem realmente tinha condições. Para as famílias mais carentes era quase impossível realizar esse sonho, mas, através da Prefeitura, por meio da atuação da Secretaria de Assistência Social, nós estamos concretizando muitos sonhos”, frisa.