Nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Cocal dos Alves para a criação do Fórum Municipal de Educação (FME). 


A professora Aurilene Vieira, responsável pela pasta municipal de educação, e sua equipe, destacaram a importância do Fórum Municipal de Educação (FME), órgão que representa os mais diferentes segmentos da sociedade. Ressaltando que representantes do poder público e da comunidade escolar, além da participação de cada cidadão é de fundamental importância neste processo de discussão de projetos e de apontar diretrizes para a Educação.


A criação do Fórum é uma exigência do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025. O colegiado servirá para assegurar que as etapas de monitoramento e avaliação do PME tenham participação popular. O Fórum, instância permanente, plural e de caráter mobilizador, deve ter a participação de diversos segmentos da sociedade ligados direta ou indiretamente à educação como sindicatos, movimentos sociais, estudantes, Conselho Municipal de Educação, entre outros, para garantir ampla e equilibrada representação.


As condições de funcionamento do Fórum, periodicidade das reuniões, mecanismos e prazos de convocação, duração dos mandatos, entre outros tópicos, foram definidos no regimento, O apoio técnico para o funcionamento é de responsabilidade da SME.


O prefeito Osmar Vieira participou do Fórum e enfatizou a importância da comunidade se reunir para discutir e propor melhorias para a Educação do município, levando em consideração as necessidades e anseios da comunidade escolar que possam contribuir com as ações da gestão na formação cidadã de todos os que são atendidos pela educação.