A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou, nessa segunda-feira (22), reunião com agricultores familiares da região sobre o início do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Estiveram presentes 25 agricultores de diversas comunidades da região, além do prefeito Rubens Vieira, o vice-prefeito Nonatinho do Sindicato, a secretária de Assistência Social, Deuzenir Portela, o secretário de Agricultura, Alexandre Almeida e a coordenadora municipal de Habitação, Salete Pereira.


Durante a reunião, foram apresentadas as regras do programa, bem como os produtos oferecidos por cada agricultor. Produtora de hortaliças e frutas, Alzenir Alves de Sousa Magalhães, da comunidade Campestre, afirma que "sempre deu tudo certo no Programa de Aquisição de Alimentos, temos um lugar certo para entregar nossos produtos e somos bastante valorizados. Nós, produtores, não precisamos ter dúvidas com o projeto, ele realmente funciona e por isso agradecemos muito ao nosso prefeito, Rubens Vieira, por essa oportunidade", diz Alzenir.


De iniciativa e recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e executado pela Prefeitura, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), o PAA visa estimular a agricultura familiar nos municípios, por meio da aquisição dos produtos e distribuição em escolas e rede socioassistencial, como hospitais, escolas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 


"A parceria da Secretaria de Assistência Social com a Secretaria de Agricultura é para buscar os produtores que irão fornecer os alimentos que irão beneficiar algumas entidades do nosso município. Uma de nossas prioridades é trazer a melhoria para o município. Sabemos que quando compramos diretamente dos agricultores estamos fazendo o dinheiro circular no nosso município e valorizando nossos agricultores, que estão acreditando e dando credibilidade ao nosso trabalho", ressalta Deusenir Portela, secretária municipal de Assistência Social.


O secretário municipal de Agricultura, Alexandre Almeida, lembra que todos os agricultores que estão participando do PAA podem aderir ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Nossa meta é garantir o número máximo de agricultores participando dos programas e que os produtos sejam destinados de forma correta. Além disso, na reunião, tratamos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e já estamos fazendo o levantamento com os agricultores dos produtos que podem ser vendidos. Pensamos sempre que o melhor para o nosso município é beneficiar mais famílias, então estamos incentivando para que eles diversifiquem os tipos de produtos para não buscarmos outros fornecedores", destaca o secretário Alexandre Almeida.

"O objetivo é que todos sejam beneficiados, os agricultores, que vendem seus produtos e obtêm renda, a Prefeitura, que estimula o desenvolvimento da agricultura no município, e as entidades, que têm acesso a alimentos de qualidade e da própria terra", destaca o prefeito de Cocal, Rubens Vieira.