Nesse sábado (7) aconteceu a III Conferência Municipal de Educação de Cocal, com a parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus Cocal, que teve como tema a “Consolidação do Sistema Nacional de Educação, Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação - Com a participação social e gestão democrática para uma educação de qualidade”.


A conferência aborda a estruturação do Sistema Nacional de Educação, assegurando a participação de diversos segmentos sociais do município no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade, como explica a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.

“Dividimos todos os participantes em oito grupos, onde cada um irá fazer a discussão de parte desse material do Plano Municipal de Educação. Assim, cada um poderá modificar ou inserir o que achar necessário e isso será levado para assembleia onde será posto em votação. O que a maioria decidir será encaminhado para a Conferência Estadual de Educação. Esperamos que haja uma consolidação cada vez maior deste trabalho, como também a participação dos diversos segmentos da sociedade nessa discussão“, diz a secretária Raimunda Albuquerque.


“Estamos sempre trabalhando com todas as secretarias, então não poderíamos deixar de ser parceiros desse momento tão importante para nossa Cocal. Hoje, nós podemos dizer que a educação do município de Cocal avançou muito e estamos vendo isso. Uma das metas e prioridades que o prefeito Rubens tem é a Educação, então, quando existe essa responsabilidade e compromisso, nós temos o resultado” ressalta a secretária de assistência social, Deuzenir Portela.


A Diretora do IFPI campus Cocal, Maria dos Remédios, enfatiza a importância da parceria do Instituto com o município. “É um encontro muito importante para o município, onde estamos debatendo o processo educacional e avaliando o plano municipal de educação e recebendo todos os setores da sociedade para ajudar nessa construção. Não podemos falar de educação sem parcerias e sem o envolvimento da comunidade“, frisa.


Rubens Vieira, prefeito de Cocal, lembra que a participação da sociedade na construção da educação do município é de extrema importância. “Fico feliz de ver a educação de Cocal dando certo, principalmente em ver tantas pessoas empenhadas para discutir o que está dando certo, o que é preciso aprimorar e o que realmente precisa ser implantado para melhorar ainda mais a educação do município. Ficamos muito gratos, também, por esse espaço no IFPI cedido pela diretora Maria dos Remédios“, afirma.


“Cocal tem avançado bastante no setor educacional, mas precisamos avançar mais e sempre oferecer o melhor para o nosso povo. Essa conferência tem esse objetivo: de traçar metas, avaliar e planejar a educação de nosso município para melhorar e dar aos nossos alunos a melhor educação”, lembra o vice-prefeito de Cocal, Nonatinho da Biridibinha.