Cerca de 70 pessoas participaram, nesse sábado (14), da aula inaugural do projeto Santo Hilário em Ação, com atividades físicas e dança, na quadra poliesportiva do Grupo Escolar João Justino de Brito, na localidade Santo Hilário. 


A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Cocal, por meio do Núcleo de Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, foi inspirada em projeto já executado na zona urbana de Cocal.


"O 'Santo Hilário em Ação' é um projeto piloto para levarmos essa proposta para toda a zona rural. A atividade física proporciona muitos benefícios para o nosso corpo e mente, então é uma proposta muito importante para toda a comunidade", afirma a secretária municipal de Saúde, Eliane Cardoso. 


As atividades acontecerão três vezes por semana, nos dias de terça-feira, quinta-feira e sábado, de 17h30 às 18h30. "O projeto é aberto para todos os públicos: homens, mulheres, jovens e idosos. Aqui a ideia é gerar saúde e melhorar a qualidade de vida da população", pontua a coordenadora do NASF de Cocal, Ester Jaime. 


Disposto a fazer algo para acabar com o sedentarismo na região, o professor Alcir Júnior propôs a ideia inicial do projeto. "Como já é conhecido, o sedentarismo aumenta o risco de doenças como o Acidente Vascular Cerebral, então uma aula de zumba, uma atividade física, é essencial para que as pessoas tenham mais saúde", conclui.