A Delegacia de Polícia Federal da cidade de Parnaíba, região Norte do Piauí, deflagrou na manhã desta quinta-feira (05/07), a operação denominada 'Conexão Delta das Américas', que desarticulou os principais suspeitos de interagirem dois grupos com atuação nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, especializados no comércio ilegal de cigarros falsificados, contrabandeados ou irregularmente importados.


A ação policial contou com a participação de 160 Policiais Federais dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí, que tiveram como objetivo dar cumprimento a 26 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão preventiva e temporária expedidos pela subseção judiciaria de Parnaíba e executados nas cidades de PARNAÍBA/PI, COCAL/PI, SOBRAL/CE e MERUOCA/CE.



A justiça também determinou a apreensão de bens e capitais, produtos e instrumentos supostamente adquiridos de forma ilícita, indisponibilidade de bens, imóveis e bloqueio de contas dos principais suspeitos de envolvimento no esquema. Durante a operação foram apreendidas armas, dinheiro e veículos. 


O nome da Operação foi inspirado na constatação de que os cigarros clandestinos negociados pelas organizações criminosas investigadas são distribuídos, preferencialmente, na região que compõe o Delta do Parnaíba.


Será concedida uma entrevista coletiva a imprensa para mais detalhes às 10:00 de hoje, na Delegacia de Polícia Federal em Parnaíba.

Fonte: Ascom-PRF