As escolas do município de Cocal participaram, nessa sexta-feira (7), do desfile cívico em homenagem ao 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. O evento aconteceu na Avenida Raimundo Alves Pereira, ao lado do Complexo de Lazer de Cocal, com apresentação de várias temáticas culturais, sociais, econômica e políticas do país.  


O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, falou sobre a festividade em comemoração ao ato histórico no país. “É uma grande alegria estarmos, mais uma vez, reunidos para comemorar a independência do nosso país. Podemos dizer que é um momento importante para refletir sobre as dificuldades que o Brasil enfrenta, assim como celebrarmos a construção dessa nação, que acontece todos os dias. Precisamos exercitar esse amor à pátria, ao lugar em que vivemos e ao nosso Cocal”, ressalta.


O desfile iniciou às 16h, com a Unidade Escolar Samuel Tupinambá, que abriu o desfile destacando a faixa comemorativa pela nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), escola destaque com melhor resultado em Cocal.


“Gostaríamos também de tornar público o resultado do IDEB em nossa educação, pois atingimos a meta projetada para 2019. Todas as escolas se empenharam e tiveram ótima avaliação, mas a escola Samuel Tupinambá, foi a que obteve maior nota, com 5.6, sendo mais um motivo de comemoração em nosso município”, destaca a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.


O diretor da Escola Samuel Tupinambá, Tadeu Silva, elogiou toda organização do evento e desempenho dos estudantes no IDEB. “A nota nos deixou muito felizes, esperávamos superar a média programada, pois sabemos do nosso quadro de profissionalismo na Educação. Os créditos dessa conquista são dos pais, alunos, professores, educadores e toda equipe da Educação de Cocal”, afirma.


Para a diretora da Unidade Escolar Domingos Alves Gomes, Alane Cunha, “os pais se envolveram muito para a realização do desfile e foram muito parceiros da escola nesse momento importante que ajuda no desenvolvimento escolar da criança. Pois eles percebem que é a partir da educação que eles podem transformar o futuro dos seus filhos”, avalia.