Os problemas relacionados a ansiedade são cada dia mais comuns na população de um modo geral. Neste período pré-vestibular começam a surgir alguns sintomas físicos da ansiedade, que muitas vezes são negligenciados e até vistos e denominados como “besteira”. Vamos enfatizar as ocorrências destas características nos adolescentes que estão as vésperas da prova do ENEM.

A realidade da ansiedade é muito diferente de apenas uma “manha”, ela acaba por trazer muito desgaste ao jovem. O modo de ver a si e os demais é afetado, suas crenças pessoais positivas sólidas acabam por sofrer severas consequências por conta do momento ansioso. O momento do vestibular acaba sendo muito cansativo, começando pela escolha do curso, a cabeça confusa do adolescente muitas vezes não sabe ao certo qual profissão pretende exercer, a pressão do meio social que acaba por influenciar o adolescente a muitas vezes seguir um caminho do qual não é de sua afinidade. Há também a concorrência de vagas no exame seletivo, o que acaba por incidir em uma chance maior de reprovação. Existe também a expectativa de adentrar no mercado de trabalho de maneira imediata, o que acaba por não acontecer na maioria das vezes.

Neste período é muito comum o aparecimento de alguns sintomas como sudorese, taquicardia, dores de cabeça, tonturas, incômodos intestinais ou urinários, enjoo, tremedeira, distúrbios do sono, problemas alimentares, temperamento hostil, dificuldade para se relacionar, nervosismo, dificuldade de concentração, entalo na garganta, calafrios, boca seca, falta de ar, fadiga, raciocínio afetado de modo geral, entre outros, todas estas características acabam por influenciar o rendimento do candidato e pode perdurar no decorrer da vida se não for tratada.


Buscar ajuda é o primeiro passo a se tomar, ao perceber o comportamento ansioso se apresentar vá a um psicoterapeuta e obtenha os subsídios necessários para lidar com este problema natural e comum no dia a dia das pessoas. A ansiedade é algo natural de todo ser humano, o que a caracteriza necessária de tratamento é quando começa a atrapalhar de alguma maneira a vida da pessoa, nós Psicólogos estamos preparados para lhe auxiliar nesta sua etapa. Conte conosco! 

Alan Kelsen – Psicólogo
CRP- 21/02933