Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Cocal promoveu, nesta quinta-feira (29), uma série de atividades de saúde em homenagem ao "Novembro Azul", mês de combate ao câncer de próstata.


Com o tema "Saúde também é coisa de homem", a ação ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápido de HIV, sífilis, hepatite e próstata.


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, e acomete mais os indivíduos de terceira idade, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Duas formas de detecção precoce do câncer são utilizadas: o exame do toque e a dosagem de PSA, através de exame de sangue. Nenhuma delas indica se o indivíduo tem câncer, mas alerta para a realização de exames mais específicos.


“Estamos focando nos trabalhos de prevenção, da importância dos cuidados da saúde do homem como um todo, não apenas em relação ao câncer de próstata. O homem, infelizmente, tem mais resistência em cuidar da saúde do que a mulher, o que é uma das causas da sua menor expectativa de vida. Queremos conscientizar para mudar esse quadro”, revela Eliane Cardoso, secretária de Saúde de Cocal.