Nos dias 4 e 5 de fevereiro, o núcleo da Conectando Saberes de Cocal dos Alves realizou um Workshop de Competências Socioemocionais para Educadores para os professores do município do interior do Piauí. O encontro foi realizado com o apoio da Fundação Lemann e com a parceria do Colmeia Educação e da Prefeitura de Cocal dos Alves.


O workshop foi ministrado por Ana Gonçalves e Douglas Neves. Ana é especializada em temas de desenvolvimento humano, como Psicologia das Emoções, Comunicação Não-Violenta e Mindfullness (em português, Atenção Plena). No Colmeia, ela é responsável pela formação de educadores em competências socioemocionais. Já Douglas é pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado, além de ser também um dos formadores do Colmeia.


Entre os temas abordados, estavam como os professores podem se preparar para desenvolver competências socioemocionais, como desenvolver essas habilidades na sala de aula com os alunos e como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata do assunto. Ao final dos dois dias, os participantes elaboraram planos de aula e intervenções prontas para serem colocadas em prática pelos educadores.


“Aprendemos a alinhar as características cognitivas às não-cognitivas estudando sobre competências socioemocionais, o mais importante ativo a se investir em nosso atual contexto. Estamos gratos à Fundação Lemann pela parceria que nos possibilitou esse aprimoramento. Agora é exercitar!”, conta Narjara Benício, professora do núcleo.


O QUE SÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS?

As competências socioemocionais são habilidades que podem ser trabalhadas nas práticas pedagógicas que ajudam a solucionar e prevenir problemas nos âmbitos social e emocional na comunidade escolar. Algumas dessas habilidades são controlar emoções, demonstrar empatia e manter relações sociais positivas, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Que tal baixar o livro digital da Nova Escola sobre competências socioemocionais e aprender como você pode debater essas questões na escola? Clique aqui para saber mais.