Com o objetivo de reconhecer os gestores públicos e disseminar projetos e ações com resultados mensuráveis de estímulo aos pequenos negócios nos municípios brasileiros, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, realiza o Prêmio Prefeito Empreendedor.


Nesta 10ª edição do Prefeito Empreendedor, que chega à sua fase final, foram inscritos 52 projetos, dos quais 31 continuam na disputa. A solenidade de premiação está prevista para maio deste ano, durante o II Congresso das Cidades do Piauí, evento realizado pelo Sebrae.

“Foram várias fases até chegar à essa reta final do prêmio, que reconhece o esforço e a determinação dos gestores públicos que se empenham em desenvolver projetos para ampliar o surgimento, o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, focando o crescimento econômico, social e ambiental de seus municípios. Temos bons projetos inscritos na premiação, com grandes chances de se destacar em nível nacional”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

As prefeituras que seguem na disputa são: Barras, Boa Hora, Cocal, Água Branca, Antônio Almeida, Itainópolis, Bom Jesus, Pio IX, Santo Antônio de Lisboa, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Corrente, Caraúbas do Piauí, Floriano, Baixa Grande do Ribeiro, Murici dos Portelas, Paulistana, Picos, José de Freitas, Santa Rosa do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Parnaíba, São Francisco de Assis do Piauí, São João do Piauí, Oeiras, Cristino Castro, Tanque do Piauí, Teresina e Joaquim Pires.


Os projetos foram inscritos em oito categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo nas Escolas; Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual e Desburocratização e Implementação da Rede simples.

A primeira fase, após o período de inscrições, foi a de Habilitação, que teve início em janeiro de 2018. Nessa etapa, foram habilitados 49 projetos, que atenderam aos requisitos do regulamento.

A fase seguinte foi a de Pré-Seleção, cujo objetivo era classificar os projetos que receberiam visita técnica e teriam sua evolução acompanhada pelo Sebrae no Piauí.

Nas visitas técnicas presenciais, que ocorreram entre agosto e dezembro do ano passado, foi feito um comparativo entre as informações fornecidas na fase de inscrição e a realidade das ações nos municípios.

Agora, o prêmio entra na sua fase de julgamento estadual, na qual uma banca de avaliadores irá analisar os projetos, considerando as informações coletadas durante as visitas técnicas. Essa etapa encerrará em abril, dias antes da solenidade de premiação estadual.

O Prêmio Prefeito Empreendedor conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios, CNM; Frente Nacional de Prefeitos, FNP; Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas; Movimento Brasil Competitivo, MBC; Associação Brasileira de Municípios; ABM; Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, Atricon; Instituto Rui Barbosa; Centro de Liderança Pública, CLP; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA; Observatório Social do Brasil, OBS; Confederação Nacional da Indústria, CNI; e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

Fonte: Portal Campo Maior em Foco