Foram mais de 4.800 projetos inscritos em todo o país, e dentre os classificados, o cocalense Otávio Pereira Araújo, professor de Geografia da Unidade Escolar Deputado Pinheiro Machado, escola pública de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na pequena cidade de Cocal, ao norte do Estado. A 22ª edição do Prêmio Educador Nota 10, uma iniciativa do Grupo Globo e editora Abril, escolheu os 100 melhores projetos na área da educação e o professor Otávio Araújo recebeu o certificado com o projeto intitulado Exposição de Inovações Tecnológicas e Sustentáveis (EXITS).


"Para mim foi muito gratificante, porque foi o certificado mais importante de participação da minha vida profissional, até porque sou muito jovem e isso me motiva a buscar novas conquistas.  Só o fato de poder participar do prêmio mais cobiçado entre os profissionais da educação é uma vitória não só para mim, mas também para a escola, para o meu município e estado também", explica o professor de 25 anos, que há algum tempo já desenvolve projetos socioambientais em Cocal.


O certificado foi entregue no início do mês. Os alunos da Unidade Escolar Deputado Pinheiro Machado se sentiram muito honrados com o prêmio que concretiza aquilo que já vem sendo trabalhado ao longo dos últimos anos. O diretor, professor Alci Márcio Brito, destaca outras premiações nessa mesma linha com os professores de Português e Sociologia, e relata sobre a reação de todos ao serem informados do feito.


"Todos nós da escola Pinheiro Machado estamos muito felizes com o Prêmio Educador Nota 10. Uma conquista que soma muito para a escola. Por meio da exposição de Tecnologias Sustentáveis que o professor Otávio Araújo fez com os alunos, ficamos entre as 100 melhores exposições do país das 4.876 escolas inscritas. Nossa escola está em festa. Nossa comunidade está muito feliz. Só temos a agradecer. Nossa missão é essa, formar cidadãos transformado vidas por meio da educação para que as escolas públicas do nosso estado sempre melhorem", finaliza o diretor.

SOBRE O PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10

Foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, que desde 2014, realiza a premiação em parceria com a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes, Unicef e BDO, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.