A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (07/08), o paciente psiquiátrico Adelino do Nascimento Machado, de 27 anos, autor das pauladas que resultou na morte de um senhor de 53 anos, identificado como Francisco Pereira Borges, o "Pereira", crime ocorrido na noite do dia 28 de julho, na localidade Massalinas, zona rural de Cocal, município da região norte do Piauí. CLIQUE AQUI E REVEJA


O senhor Pereira, como era mais conhecido, foi morto ao ser atingido na cabeça com mais de dez golpes desferidos com um pedaço de madeira, que o deixou com o rosto parcialmente desfigurado. O homem costumeiramente ingeria bebida alcoólica e sempre que estava embriagado ofendia com palavras de baixo calão a quem lhe dirigia a palavra.


O agressor, que já passou quase quatro anos recluso no sistema prisional piauiense pelo crime de tentativa de homicídio ao esfaquear um desafeto, confessou o crime e deu detalhes de como tudo aconteceu (vídeo abaixo). 


É importante ressaltar que ao ser preso pela primeira vez em 2010, a justiça submeteu o acusado a exame de insanidade mental, que atestou distúrbio mental que o incapacita de entender o caráter criminoso, concluindo que Adelino apresenta desenvolvimento mental retardado de grau leve com a capacidade de semi-imputabilidade.


Ao ser apresentado na audiência de custódia no Fórum de Cocal-PI, o juiz determinou que o acusado fosse encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba-PI, onde ficará recolhido a disposição da justiça.