Produtores rurais e representantes de instituições participantes do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) 2019 estiveram reunidos, nessa segunda-feira (9), na sede da Prefeitura, com o prefeito Rubens Vieira, a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela e o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Almeida. 


O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, e executada pelos municípios, de compra dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial da rede pública e instituições filantrópicas.  

Durante o encontro, foram apresentadas as informações sobre o programa e esclarecidas dúvidas sobre quanto à produção e entrega dos alimentos, bem como a emissão dos termos de recebimento e aceitabilidade das instituições recebedoras.  


“Nós organizamos essa reunião entre produtores e as entidades recebedoras para estreitar essa relação, fazendo com que conheçam a realidade e necessidade de cada um e, assim, darmos continuidade a esse programa exitoso aqui em Cocal”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela. 

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Almeida, o PAA “gera benefícios para diversos setores da comunidade, como os produtores rurais, as entidades recebedoras, a própria Prefeitura e, principalmente, as crianças, idosos e pessoas atendidas pelos programas sociais”.  


Com produtos de qualidade que servem a todo o município e outras regiões do Norte do Piauí, os agricultores familiares de Cocal participam também da Feira de Exposição de Produtos da Agricultura Familiar (FEPAFC) que acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro.  

“Nós estamos preparando com bastante entusiasmo uma Feira da Agricultura Familiar como Cocal nunca viu. Contamos com a participação de agricultores da nossa terra e de outros municípios, além do apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e de parlamentares como o deputado federal Júlio César (PSD) e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD). Nosso município tem sido um exemplo na agricultura familiar em todo o estado do Piauí e estamos prontos para mostrar o nosso potencial de crescimento e empreendedorismo”, finaliza.