As novas placas de veículo no padrão do Mercosul foram lançadas na manhã desta terça-feira (3), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), no Palácio do Karnak. O novo formato das placas já é adotado em sete estados do Brasil.


Na solenidade, o diretor geral do Detran-PI, Arão Lobão, disse que o Piauí passa a seguir a legislação nacional e a nova placa passa a ser usada em todos os veículos desde motocicletas até caminhões de grande porte. Segundo ele, as novas placas irão trazer mais segurança e agilidade na fiscalização por meio do armazenamento de dados do veículo, possibilitando saber o real estado que se encontra.


Lobão acrescenta que a mudança se faz necessária diante do agravante aumento de casos de roubo e clonagem de veículos em todo Brasil. “O modelo visa, sobretudo, dar mais segurança e qualidade na fiscalização. Dentre as mudanças, destaco o QR Code, que vai possibilitar, por meio de leitura de aplicativo no celular, saber o histórico do veículo. O Piauí já está com fabricantes e estampadores credenciados, que é de competência do Denatran e Detran respectivamente”, disse. 

O modelo terá um QR Code que identificará os dados de confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data, ano e modelo de fabricação do carro. Já esta sendo emitido documentos com o novo padrão de placas e a partir de hoje a população passa a usufruir desse sistema.



Quem quiser fazer a troca voluntariamente ou realizar serviços que envolverem novas placas já receberão o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carro zero-quilômetro, transferências de jurisdição e alteração de categoria.