Na última quinta-feira, dia 31 de Outubro, foi divulgado o resultado final da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), na qual, a cocalense Francisca Tainara N. da Costa, estudante da 1ª série do ensino médio na Unidade Escolar Dep. Pinheiro Machado conquistou medalha de bronze no referido certame.  


A Olimpíada é uma realização da Associação Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Física, Sociedade Astronômica Brasileira e Instituto Butantan, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Ministério da Educação, tendo como instituição realizadora a Universidade Federal do Piauí.


Alunos de todo o Estado foram premiados nessa edição, que reuniu mais de 1 milhão de inscritos, com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. 

"Estamos muito orgulhosos de nossa Aluna (Tainara), de nossos professores e de toda a equipe de nossa Escola (U.E. Dep. Pinheiro Machado). Vamos continuar buscando resultados relevantes como este a Nível Nacional. Nossa missão não é só ensinar, mas sim, despertar nos alunos a vontade de aprender!", disse o diretor Alci Junior. 

A Olimpíada é constituída de duas fases. Na primeira fase, os alunos fizeram uma prova de múltipla escolha sobre química, física, biologia e astronomia. Na segunda fase, a prova foi discursiva e o aluno teve que responder determinados desafios. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 28 de novembro de 2019.

* Com informações da Seduc