Empresários e consumidores notaram o aumento do preço da carne no Piauí. Em alguns estabelecimentos comerciais, o preço chegou a ter um crescimento de quase 50%. A saída encontrada por muitos clientes é a compra do produto no estado do Maranhão.


O empresário Ezequias Lima afirmou que é de praxe o aumento do preço da carne no fim de ano, época em que aumenta a procura. Entretanto, devido ao cenário de exportações do país, em 2019 houve um crescimento mais ainda expressivo.


“No final do ano, por conta da escassez de carne e do seu alto consumo, ela costuma aumentar 20%. Nesse ano, além dos fenômenos naturais, aconteceu o aumento das exportações para a China, Rússia e Oriente Médio”, contou.

O economista Fernando Galvão confirmou que o aumento se deu pelas exportações que estão acontecendo em maior quantidade para a China e o Oriente Médio. Ele também ressaltou que os preços sobem por conta de uma dinâmica de mercado, em que quanto maior a demanda, menor é a oferta do produto.


“Aumentou a procura por carne produzida no Brasil. Nós já temos uma demanda interna forte, porque a carne de gado é parte importante da dieta do brasileiro de todo dia. Mas ampliou essa procura pela carne brasileira, porque aumentaram as exportações para China e para o Oriente Médio, isso reduz a oferta, como a demanda é grande, os preços tendem a dar uma valorizada”, acrescentou.

Muitas pessoas estão se dirigindo para o estado do Maranhão para adquirir a carne em um preço mais baixo. A diferença do preço entre as duas regiões se dá devido a umidade do solo, a qualidade dos pastos e a alimentação do gado.

“No Maranhão, é possível se comprar carne mais barata. Nós temos um contexto local diferenciado. No Maranhão, você tem um bom registro de chuvas ao longo de todo o primeiro semestre. Isso dá uma sustentação em termos de umidade do solo, isso dá uma qualidade nos pastos, na alimentação do gado e você acaba tendo uma boa oferta, o preço da carne tende a cair”, finalizou.

Redação: Portal G1-PI
Vídeo: TV Meio Norte