Um professor de inglês e jiu-jitsu identificado como Antônio Alberto de Araújo, de 44 anos, foi encontrado morto na madrugada desta quinta-feira (05/12) na penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, cidade localizada a 318 km ao Norte de Teresina. O detento estava preso suspeito de tentativa de homicídio contra um idoso de 60 anos de idade, agredido com uma barra de ferro no dia 26 de novembro. A Secretaria de Justiça disse que o caso será apurado.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) Kleiton Holanda, o detento foi detectado com problemas psiquiátricos por médicos da unidade prisional e recusava-se a se alimentar.


“Esse detento não queria comer. Os agentes penais, o serviço social e o setor médico tentavam de todas as formas dar o suporte a ele, mas ele reagia de forma bastante agressiva”, explicou o presidente.


Ainda de acordo com Kleiton Holanda, desde a prisão de Antônio Alberto de Araújo até a data em que foi encontrado morto, três pedidos de transferência da unidade prisional para um hospital psiquiátrico haviam sido feitos, mas, segundo ele, não houve resposta para os pedidos.

Decisão cita transtorno mental

Na decisão da audiência de custódia que determinou a prisão preventiva do homem, foi pedida realização, com urgência, de laudo por perito psiquiatra, para que apontasse a existência de eventual transtorno mental e a necessidade de internação. A Secretaria de Justiça confirmou que o homem sofria de transtornos mentais.

O juiz Georges Cobiniano disse ainda que havia a possibilidade de o suspeito tentar suicídio e que a penitenciária deveria tomar os devidos cuidados.

"A penitenciária deve providenciar local apropriado para acomodar o autuado, por possuir nível superior. Aliás, deve providenciar que a cela não tenha meios que possibilitem o custodiado a suicidar-se, diante de suas declarações na audiência de custódia. Deverá, também, providenciar ou permitir o fornecimento dos medicamentos de que faz uso", informou.

A Secretaria de Justiça informou que a causa da morte ainda será determinada e que o caso será devidamente apurado. Leia a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Antonio Alberto Araujo de Melo foi encontrado morto, na madrugada desta quinta-feira (05), na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. O fato foi constatado após vistoria da equipe de plantão da unidade. O óbito foi comunicado à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local para procedimentos legais acerca do caso. A Sejus também abrirá procedimento administrativo para apurar a ocorrência.

Crime

A decisão diz ainda que Antônio Alberto alegou que agrediu o idoso foi porque a vítima fazia barulho e teria o ofendido. Em resposta, ele teria pego uma barra de ferro em sua casa, ido até o local onde o idoso estava e desferido golpes na sua cabeça. O homem sofreu traumatismo craniano e precisou ser levado para o hospital.

Fonte: Portal G1-PI
*Glayson Costa, estagiário sob supervisão de Maria Romero.