Pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade, entre os dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, no município de Cocal-PI (zona urbana e rural) aponta larga vantagem do atual prefeito, Rubens Vieira, caso ele entrasse na disputa eleitoral deste ano, e indica, ainda, que o prefeito tem aprovação maciça da gestão.


No quesito, aprovação da gestão, 72,29% dos entrevistados aprovam a Administração Municipal de Cocal-PI. Do total de pessoas ouvidas, apenas 18% não aprovam a gestão. Não sabe/Não opina somou 9,71%.

No estudo, foram sondadas 350 pessoas, em vários bairros da cidade e comunidades rurais, divididas por faixas etárias, sexo, renda familiar e grau de escolaridade. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 5 pontos percentuais.


ELEIÇÕES - O estudo também mediu o cenário político/eleitoral em Cocal. O atual prefeito, Rubens Vieira, é tido como a maior liderança política do município por 66% dos entrevistados, na qual 54,57% afirmaram votar em um candidato a prefeito apoiado pelo atual gestor. 

Na pesquisa espontânea para prefeito, o atual vice-prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato se distancia dos adversários. Soma 57,14%, enquanto o médico Dr. Cristiano, o segundo colocado, fica nos 16,57% pontos, gerando uma diferença de 40,57 pontos percentuais entre os dois. A modalidade espontânea é a que o entrevistado responde sem que lhe seja indicado nomes como alternativas.


Já na pesquisa estimulada, em que são postos os nomes de Nonatinho do Sindicato e Dr. Cristiano para o entrevistado se posicionar, Nonatinho com 62,86%, enquanto Dr. Cristiano pontua em 19,14%, aumentando a vantagem do prefeito sobre seu adversário, em relação à pesquisa espontânea, atingindo os 43,45 pontos de diferença.

“Esses números demonstram que o nosso povo reconhece o trabalho que vem sendo realizado em Cocal. Em tempos de tanto desgaste da classe política, saber que a gente tem a aprovação dos cocalenses é gratificante”, afirma Rubens Vieira.

A pesquisa do Instituto Credibilidade foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o código PI-03052/2020.