O município de Cocal, ao Norte do Piauí, disponibilizou o Disk Saúde, número de telefone: (86) 9.9994-4952, para a população denunciar o descumprimento de decretos que suspendem o funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais de produtos não essenciais, que propiciem aglomeração, como medida de prevenção contra o Covid-19 [Coronavírus].


O prefeito Rubens Vieira e o secretário municipal de Saúde, enfermeiro Taylon, explicaram que equipes de profissionais das mais diversas esferas da administração pública estão empenhados nessa campanha e mais do que nunca precisam do apoio da população para repassar as informações de estabelecimentos que permanecem abertos irregularmente ou de pessoas que chegaram recentemente do Sul do país e que são suspeitas de terem contraído o Coronavírus. 

Viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar estão rodando por toda a cidade para reforçar que todas as pessoas permaneçam em suas casas como forma de prevenção ao Covid-19. Os agentes estão percorrendo diversos lugares que possuem a aglomeração de pessoas explicando essa necessidade de saúde pública.

O decreto estabelece que fica permitido o funcionamento dos setores administrativos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados, postos de combustíveis, e demais serviços essenciais permanecerão abertos, assim como os deliverys, desde que evitem aglomeração, devendo ser cumprido um limite máximo para acesso e distância mínima de dois metros entre as pessoas. 

Em caso de descumprimento das regras, serão aplicadas, de maneira cumulativa, multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.