Conhecida pelas suas belezas naturais e históricas, a cidade de Cocal da Estação é conhecida por suas temperaturas amenas devido sua proximidade com o litoral, diferente do clima quente da maioria do Piauí. O local guarda riquezas naturais e uma das estações ferroviárias mais antigas do Piauí, que tiram o fôlego dos turistas.


A guia de turismo Cíntia Rodrigues é uma dessas apaixonadas pela cidade. Moradora do município há 6 anos, ela atualmente usa a página @descubracocal, no Instagram, para divulgar as belezas da região. Ela também se dedica a descobrir a história da cidade.

Ver essa foto no Instagram

Cachoeira do Pinga.🏞📸🧭🚲 📸 24 de julho

Uma publicação compartilhada por Cocal-Piauí-Brasil (@descubracocal) em


“O nome da cidade está diretamente ligado à estação. Quando a estação chegou, todo o comércio local se voltou para a estação. Deu tão certo que os comércios locais fizeram um baixo assinado para que Parnaíba desse a independência de Cocal, que também é em homenagem a uma mulher que morou aqui, chamada Camila Silva”, explicou Cíntia.

Em 2018, a estação passou por uma reforma, para se tornar uma referência na cidade para a cultura e lazer. O Museu e a Biblioteca ficam no local, onde antes de terem suas atividades encerradas pela pandemia, funcionavam pela manhã até à noite para estimular visitas no ponto turístico.

Igreja mais antiga do Piauí


Inspirada na arquitetura holandesa, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída na Zona Rural da Cidade, dentro de uma mata quase fechada. Segundo Cíntia, tudo no local é misterioso, como a data e o motivo da sua construção.


A guia turística explica que no século em que supostamente foi construída, era comum enterrar pessoas nas paredes de lugares santos. Pelas lápides das paredes da igreja é possível mensurar, mas sem exatidão, quando a igreja foi construída.

“Alguns locais da igreja são preservadas desde sua origem. Outros já foram reconstruídos, como o Mosaico, que já não faz mais referência a sua suposta data de nascimento, que dizem ser em 1616. Ela se tornou um enigma”, disse a guia.

Olho D’Água



Dentro de uma propriedade privada há uma nascente de águas cristalinas que já inspirou o escritor Assis Brasil em um dos seus romances. Cíntia explica que pelo escritor ser de Parnaíba, acredita-se que ele conhecia a região, na qual se inspirou ao passar pelo local. Na obra, ele conta um pouco sobre como era a rotina das pessoas na estação e como era na região de Olho D’Água.

“A energia diz tudo. É uma sensação magica, é impossível não recuperar as energias do corpo e da alma. Acreditamos que aqui é um local mágico, que revigora as pessoas”, conta Cíntia.

Pedra da Espia


Chamando atenção pela imensa vista verde, o local possui 750 metros de altitude e fica no Povoado Itapecuru. É considerado um dos pontos mais procurados pelos turistas que vão até o local.


O agricultor Raimundo Neto conta que o local motivo de orgulho para os piauienses por inspirar tanta beleza na região.

“‘É um local raro que nosso Piauí tem, difícil se encontrar. Só tem por aqui. Estamos de parabéns por essa riqueza”, afirma o agricultor.

Fonte: Portal G1-PI