A Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí coordenou na manhã desta quarta-feira (02/09), a Operação Impacto, que resultou na prisão de 28 pessoas em cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o Estado. Das 28 prisões, três ocorreram em Cocal e uma em Cocal dos Alves.


Os alvos são pessoas que respondem na justiça pelos mais diversos tipos de crimes, como estupro, inadimplência de pensão alimentícia, violência doméstica, roubo, dentre outros. Além de Cocal e Cocal dos Alves, houve prisões em Teresina, Parnaíba, Oeiras, Porto, Campo Maior, Altos, Picos, Luís Correia, Uruçuí, Água Branca, Matias Olímpio, União e Esperantina. 

Das prisões ocorridas em Cocal, uma corresponde a um processo de estupro, uma de inadimplência de pensão alimentícia e a terceira por descumprimento de medida protetiva baseada na Lei Maria da Penha; enquanto a de Cocal dos Alves refere-se a uma acusação de estupro de vulnerável. 


A ação teve a participação da Controladoria Geral da União (CGU), que enviou à Delegacia Geral da PC-PI uma lista com nomes de suspeitos registrados como beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Após cruzamentos realizados com base de dados oficiais, foi possível mapear endereços de indivíduos pendentes com a justiça e com mandados de prisão em aberto na capital e em diversos municípios do Estado.


O delegado Matheus Zanatta, chefe da Gerência de Polícia Especializada (GPE), informou que serão realizadas outras edições da Operação Impacto, com o objetivo de cumprir mais mandados de prisão no estado. A Polícia Civil não informou o número de mandados que foram expedidos pela justiça.

Os três presos em Cocal foram soltos horas depois, após a defesa, respectivamente, constatar que contra eles não haviam mais pendências jurídicas. Um erro de comunicação no banco de dados de órgãos da justiça causou o transtorno.