Uma equipe da Polícia Militar, composta pelos Sargentos Sidonio e Miguel, efetuaram na noite desta quinta-feira (29/10), a prisão de um homem natural de Tianguá-CE e de dois rapazes cocalenses, que foram flagrados furtando os trilhos da malha ferroviária federal na vizinha cidade de Bom Princípio do Piauí, região Norte do Estado. 


Conforme o relatório policial, por volta das 21h30min, populares acionaram a PM dando conta de que haviam alguns homens as margens de uma estrada vicinal serrando e carregando os trilhos da linha ferroviária em um caminhão. Ao atender a ocorrência, os policiais constataram a veracidade da denúncia e deram voz de prisão a três suspeitos. Outros dois se evadiram adentrando a mata. 


Além das prisões, os militares ainda apreenderam o caminhão que eles transportariam o material ilícito, que trata-se de um Volvo/ VM-260, de cor vermelha, ano 2008, de placas APY-2696/Curitiba-PR; uma quantia em dinheiro no valor de R$ 1.801,00 (mil, oitocentos e um reais) e documentos.



Como os trilhos são de propriedade da União, os envolvidos foram conduzidos para a sede da Polícia Federal em Parnaíba-PI, onde o delegado instaurou um inquérito para apurar a prática e os acusados se encontram recolhidos à disposição da justiça. 

As ferragens serão restituídas ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito) que dará a destinação ao material. 


Os envolvidos não tiveram os nomes e fotos divulgados pela polícia em obediência ao artigo 13, incisos I e II, da nova Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), que criminaliza a conduta da autoridade que expõe o preso ou parte de seu corpo à curiosidade pública ou o submete à situação vexatória.