A cocalense Maria de Lourdes Cardoso Fontenele, de 48 anos, faleceu em decorrência de complicações do novo coronavírus, na tarde deste sábado (10/08), em um dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba, município da região Norte do Piauí. 


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por volta das 05h30min para atender a mulher que apresentava fortes dores no peito. Ela foi encaminhada ao hospital de Cocal-PI, onde, de início, os profissionais acreditavam que a paciente estaria com um princípio de infarto, mas ao ser examinada pelo médico plantonista, este constatou se tratar de um distúrbio pulmonar.


Após ser medicada e receber os primeiros socorros, a mulher foi transferida pelo Samu ao Heda, na qual o seu estado de saúde se agravou e ela veio a falecer por volta das 14h30min. 

Maria de Lourdes tinha diabetes e hipertensão como doenças pré-existentes. Os exames constataram que a causa da morte foi ocasionada pelo Covid-19. 

Não houve velório devido as recomendações dos órgãos de saúde contra a disseminação do novo coronavírus. O corpo foi transladado direto para sepultamento no Cemitério Municipal de Cocal-PI.