Sessenta e seis municípios piauienses foram contemplados na 1ª e na 2ª fase do projeto: Prato Cheio para o Desenvolvimento, programa capitaneado pela  Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o apoio do Sebrae Nacional e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). O projeto beneficia famílias carentes de todo o Brasil com cestas básicas.

Patrícia dos Santos: “Hoje eu posso escolher meu arroz, meu feijão, minha carne, o que colocar na mesa para meus filhos comerem, e comerem bem” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em todo o Brasil, nessas duas, das três fases previstas para o projeto, foram beneficiados, até o momento, 376 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo (30) e baixo (346), pré-requisito para participar do projeto - cuja iniciativa partiu de proposta feita pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em decorrência da crise econômica trazida pelo novo coronavírus.


No Piauí, o projeto Prato Cheio beneficiou 23.575 famílias, até o momento. Em todo o país, mais de R$ 10 milhões já foram arrecadados e 200.450 famílias foram contempladas, bem como mais de 350 pequenos negócios. O presidente da APPM, Jonas Moura, membro do conselho fiscal da CNM, destaca a importância da iniciativa para ajudar as famílias mais vulneráveis.

"Nós, gestores municipais, temos enfrentado as dificuldades provocadas pela pandemia, sobretudo na saúde, no atendimento à população carente, na economia. Os programas públicos são fundamentais para a proteção dessa população e o projeto da CNM e parceiros vem nesse sentido, colaborando com os gestores para ajudar as pessoas mais necessitadas", pontua.

Mais municípios serão contemplados na 2ª fase, que ainda está em andamento (1.315, ao todo), e na 3ª fase (2.054). As doações físicas e jurídicas para o projeto são depositadas em uma conta da Fundação Banco do Brasil (FBB). As informações sobre o projeto Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento estão disponíveis na página www.pratocheio.cnm.org.br.

Os municípios contemplados no Piauí são:

São Francisco de Assis do Piauí

Caxingó

Betânia do Piauí

Cocal

Cocal dos Alves

Assunção do Piauí

Acauã

Alagoinha do Piauí

Aroeiras do Itaim

Batalha

Belém do Piauí

Bom Princípio do Piauí

Bonfim do Piauí

Brejo do Piauí

Cajueiro da Praia

Campinas do Piauí

Campo Alegre do Fidalgo

Campo Largo do Piauí

Caracol

Caraúbas do Piauí

Caridade do Piauí

Coronel José Dias

Currais

Curral Novo do Piauí

Dom Inocêncio

Domingos Mourão

Flores do Piauí

Floresta do Piauí

Gilbués

Guaribas

Itainópolis

Jacobina do Piauí

Jaicós

Joaquim Pires

Joca Marques

Lagoa Alegre

Lagoa de São Francisco

Lagoa do Barro do Piauí

Lagoa do Sítio

Luís Correia

Luzilândia

Massapê do Piauí

Miguel Alves

Morro Cabeça no Tempo

Morro do Chapéu do Piauí

Murici dos Portelas

Nossa Senhora dos Remédios

Novo Santo Antônio

Padre Marcos

Paquetá

Pau d'Arco do Piauí

Pavussu

Porto

Queimada Nova

Riacho Frio

Ribeira do Piauí

Santa Filomena

São João da Fronteira

São João do Arraial

São José do Piauí

São Miguel do Fidalgo

Sebastião Barros

Tamboril do Piauí

Vera Mendes

Wall Ferraz

Fonte: Portal Cidade Verde