O projeto Escola do Futsal, do Campus Cocal, foi aprovado por meio do edital Nº 01/2020/SNFDT/SEESP/MC), e proporcionará a prática esportiva a crianças e adolescentes, além de apoiar a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos.

O edital oportunizava às Universidades e Institutos Federais o envio de propostas para receber financiamento do Programa Academia & Futebol, que é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, e previa o financiamento de 27 propostas em todo o território nacional, sendo selecionado apenas um projeto por estado da federação.

O campus receberá R$ 229.848,94 para implantação de um centro de desenvolvimento do programa federal, que irá desenvolver atividades nas áreas extensionista, de ensino e de pesquisa científica.

A extensão será responsável pela prática do futsal de base, voltado a 160 crianças e jovens entre 10 a 23 anos de idade, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social do Município de Cocal - PI, enquanto o ensino oferecerá uma clínica técnica de formação/capacitação a nível de iniciação ao treinamento técnico e tático do futsal nas cidades de Cocal, Parnaíba, Joaquim Pires e Esperantina para professores, acadêmicos e técnicos de futsal.

Na área da pesquisa científica, será estruturado o Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Cultura e Lazer do IFPI, cadastrado no CNPq, além de realizada pesquisa diagnóstica dos aspectos físicos, técnicos e psicológicos do futsal/futebol.

“Esse projeto será importantíssimo para o aumento da prática do futsal na região, formação de atletas, inclusão social, capacitação de profissionais e incentivo a pesquisa. Todas as crianças e jovens participantes do projeto terão material adequado para a prática do futsal fornecidos pelo programa, além de profissionais capacitados para ministrar as aulas’, relata o professor responsável”, explicou Raimundo Fernandes, professor de Educação Física do campus e responsável pela proposta.

A diretora geral do campus, professora Maria dos Remédios, destaca ainda que as atividades do projeto iniciarão somente com o retorno das atividades presenciais no campus, com todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos governamentais.

As aulas dos projetos acontecerão no Ginásio Poliesportivo do Campus Cocal e no Ginásio Poliesportivo de Cocal com o apoio da prefeitura municipal.

* Diretoria de Comunicação Social do IFPI