O município de Cocal dos Alves recebeu, nesta segunda-feira (26), um ônibus escolar do Programa Caminho da Escola, do governo federal. Os prefeitos de Cocal e Cocal dos Alves, Nonatinho do Sindicato e Osmar Vieira, participaram de forma virtual da solenidade, que aconteceu no Parque Nova Potycabana, em Teresina, ocasião em que o governador Wellington Dias com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, realizou a entrega simbólica do veículo ao professor  Darkson Vieira, diretor da Escola Agostinho Brandão.

Para o Piauí, ao todo, serão 64 ônibus para atender a demanda por transporte escolar rural da rede estadual de educação. Nesta primeira etapa, foram entregues 32 veículos. Cada ônibus tem capacidade para 44 estudantes e conta com estação elevatória para cadeirantes.

Darkson Vieira, diretor da Escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, falou que o transporte escolar é de fundamental importância para diminuir a evasão escolar. “Os municípios piauienses necessitam muito desse transporte, é fundamental para diminuir a evasão. Nossa escola possui cerca de 580 alunos, desses, 90% necessitam de transporte escolar, por isso os ônibus são essenciais”, afirmou o diretor.

A entrega dos veículos é fruto do trabalho integrado entre o Ministério da Educação e a bancada federal do Piauí. Os ônibus foram adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) 2020, via bancada federal do estado. Um investimento de R$ 13 milhões, com contrapartida de R$ 63.604,46 do Governo do Piauí.

A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo reduzir a evasão escolar, por meio de acesso diário aos meios de transportes. O programa prevê uma frota de ônibus escolares padronizada, com estrutura de acessibilidade, no qual 139 municípios contemplados no programa.

Participaram da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho; os senadores Ciro Nogueira, Elmano Ferrer e Marcelo Castro; os deputados federais Átila Lira, Júlio César, Rejane Dias, Iracema Portela, Flavio Nogueira, Fábio Abreu, Merlong Solano, Marcos Aurélio Sampaio e Marina Santos; o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; prefeito de Parnaíba, Mão Santa; o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; o reitor do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Paulo Henrique Gomes; o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto de Sousa; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte; e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César Morais. A vice-governadora Regina Sousa, assim como os prefeitos dos municípios contemplados, participaram de forma online.