Em solenidade virtual, por meio da Plataforma Zoom, a Defensoria Pública do Estado do Piauí lançou na quinta-feira (20) o aplicativo e-Defensor, que tem a finalidade de estreitar o contato com os assistidos pela Instituição. A ferramenta foi desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado de Roraima que gentilmente cedeu à Defensoria do Piauí a partir de solicitação do defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis.

A solenidade contou com a participação do defensor público geral de Roraima, Stélio Dener de Souza Cruz. Também estiveram presentes a subdefensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; o defensor público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, diretor Administrativo da DPE-PI; o defensor público Arilson Pereira Malaquias, representando a Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), além de defensoras e defensores Públicos do Piauí e servidores da Defensoria, entre os quais o ouvidor-geral externo, Djan Moreira.

O defensor público geral do Piauí, Erisvaldo Marques, ressaltou a importância da implementação da nova ferramenta que agora está à disposição dos assistidos pela Instituição. “O aplicativo será utilizado para o acompanhamento de processos das pessoas que já possuem cadastro na Defensoria, que poderão ser informadas pelos Defensores Públicos, através do chat disponibilizado. A ideia é que as pessoas utilizem esse canal que irá facilitar o contato delas com a Instituição, dando maior agilidade aos atendimentos. Aproveito para agradecer, na pessoa do defensor público geral Stélio Dener de Souza Cruz ,à Defensoria de Roraima por nos ceder o aplicativo”, afirmou.

O diretor administrativo da Defensoria, Ivanovick Feitosa, que esteve à frente das tratativas feitas entre as equipes de Tecnologia da Informação do Piauí e de Roraima para que fossem trabalhadas as adaptações do aplicativo à realidade local, destacou a importância da parceria Institucional entre as Defensorias Públicas.

“Nosso defensor público geral, Erisvaldo Marques, tem colocado em prática a parceria interinstitucional, o que tem representado enorme ganho para a Defensoria no Piauí, oportunizando grandes avanços em todos os setores, assim como significativa economia de tempo e recursos. No caso do e-Defensor, o fato de estar configurado para funcionar em conjunto com o Sistema Solar, que utilizamos para atendimento dos nossos assistidos, trará ganhos inestimáveis às nossas atividades, aproximando ainda mais a população da Defensoria, o que sempre foi defendido pela atual gestão”, destacou.

O defensor público geral de Roraima por sua vez também discorreu sobre a importância do e-Defensor e da parceria com o Piauí. “É uma satisfação poder estar sempre em parceria com todas as Defensorias Públicas do Brasil. A gente se ajuda muito, em todos os aspectos inerentes à nossa missão constitucional. Trata-se de um desafio a efetivação desse lindo projeto, que nasceu em Roraima, com custo zero e tem se mostrado magnífico. O e-Defensor foi lançado logo no início do ano de 2020, e se trata de mais um serviço que levamos à população, não só de nossos estados, mas à toda a população brasileira. Parabéns pela sua iniciativa, parabéns por todas as ações desenvolvidas no estado do Piauí, e contem comigo sempre”, disse Stélio Dener de Souza Cruz.

Durante a solenidade o aplicativo foi apresentado aos presentes, que puderam esclarecer dúvidas em relação ao seu manuseio. O e-Defensor poderá ser acessado inicialmente por meio do site da Defensoria Pública www.defensoria.pi.def.br e permitirá agilidade no atendimento prestado à população que, por meio dele, terá a oportunidade de agendar horário de atendimento, além de enviar documentos e fotos necessários para instruir seus respectivos processos.