Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), biênio 2021/2023, tomaram posse durante solenidade na manhã desta sexta-feira, dia 30 de abril, na Escola Maria do Socorro de Mesquita Menezes (escola modelo), do Bairro Santa Teresinha.

O CMDCA tem papel fundamental na proposição de políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes e na fiscalização do cumprimento das leis que tratam destes direitos, atuando em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, CRAS e CREAS.

A servidora pública, Socorro Cunha, representante da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE), foi uma das empossadas. Ela disse que é uma satisfação está participando de um momento solene como este: "Fico muito feliz por estar participando do CMDCA, e deste momento solene”, concluiu.

O CMDCA é um órgão consultivo, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal, formado por representantes indicados pelos órgãos que compõem a administração municipal e representantes de entidades da sociedade civil, cada um deles, com seus respectivos suplentes.

Por sua vez, o prefeito Nonatinho, ressaltou que os conselhos existentes são resultados de lutas dos movimentos sociais: “As nossas lutas eram para participarmos ativamente das gestões. Foram batalhas dos movimentos sociais, a exemplo dos sindicatos, das associações. Hoje nós ganhamos espaço e fazemos parte desse meio, embora de forma voluntária. Sobretudo dando fortalecimento a execução das políticas públicas. O CMDCA, assim como os demais conselhos, é porta-voz do povo, dos seus anseios, de suas necessidades”, finaliza.