Com a facilidade em acessar a internet de qualquer lugar, a qualquer momento e através do celular, por exemplo, alguns crimes virtuais se tornaram mais comuns, entre eles, o chamado “Golpe do Nudes” ou “Sextorsão”. A Polícia Civil de Cocal passou a investigar um caso e faz o alerta para os demais internautas, para que evitem conversar com perfis desconhecidos em aplicativos e redes sociais.

Conforme o apurado pelo Blog do Coveiro, o Golpe do Nudes ou Sextorsão como ficou conhecido, que configura o crime de extorsão, começa quando um infrator cria um um perfil falso geralmente nas redes sociais Facebook e/ou Instagram, personificando uma mulher atraente. Depois o perfil falso aborda internautas do sexo masculino e observa a ingenuidade das vítimas para posteriormente a convencer ade interagir no aplicativo Whatsapp, onde comumente acontece a troca de mensagens picantes e de fotos íntimas.

Quando a vítima cede às sugestões e envia as imagens explícitas, o golpista troca de personagem e diz ser uma jovem menor de idade. Nesse momento, um comparsa aborda o internauta (geralmente através do WhatsApp) afirmando ser o pai da garota ou um policial e ameaça levar o caso ao conhecimento das autoridades e o denunciar pelo crime de pedofilia… A menos, é claro, que o indivíduo lhe pague uma boa quantia em dinheiro para comprar o seu silêncio.

No caso ocorrido em Cocal, o golpista se identificou como policial civil e cobrou a quantia de R$6 mil. Após várias negociações, o valor foi reduzido para R$1.700,00 (mil e setecentos reais), na qual a vítima desembolsou por meio de dois depósitos efetuados em uma conta bancária fornecida pelo golpista. 


A Polícia Civil recomenda cautela ao adicionar e conversar com perfis desconhecidos, tal como evitar manter contato com números telefônicos de outros prefixos e não compartilhar fotos íntimas através de aplicativos de comunicação instantânea. Ademais, jamais faça depósitos para estranhos e acione as forças policiais caso acredite estar sendo vítima de uma extorsão.

Vale lembrar que caso esteja passando por uma situação como esta é importante informar a polícia e registrar Boletim de Ocorrência o mais rápido possível.