A cidade de Cocal, ao Norte do Piauí, teve a noite deste sábado (07/08) marcada pela violência no trânsito ao registrar vários acidentes que aconteceram quase que de forma simultânea e que deixaram um saldo de seis feridos e um morto. Vale ressaltar que todos as vítimas trafegavam em motocicletas, respectivamente.

A vítima fatal trata-se de um homem de 44 anos, identificado como Rafael Vicente da Silva, que faleceu em decorrência de uma forte pancada na cabeça após perder o controle da moto que conduzia enquanto trafegava no povoado Vidéu. 

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital Estadual Joaquim Vieira de Brito tiveram que se desdobrar ao máximo para atender os acidentados, cujo três tiveram que ser transferidos para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba.

O grande número de acidentes envolvendo motocicletas tem uma relação direta com a imprudência e o consumo de bebidas alcoólicas. O índice de bebida alcoólica associada com motocicleta e com a ausência do capacete é uma tríade que tem sido fatal ou sequelante há muito tempo em Cocal.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), com as restrições de circulação decorrentes da pandemia o número de acidentes graves e com mortes envolvendo motocicletas reduziram 50% no segundo semestre de 2020, em comparação ao ano anterior (2019), no entanto, os índices de acidentes voltaram a crescer com a flexibilização dos decretos.