Para os alunos que compõem a rede municipal de ensino de Buriti dos Lopes, a proteção contra o novo coronavírus está ganhando um reforço. Através do Programa Saúde na Escola (PSE), a Prefeitura Municipal realizou a compra de diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para serem distribuídos entre os estudantes da rede.

Com os recursos federais da Covid-19, obtidos através do PSE, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou a aquisição de diversos EPIs. A distribuição está sendo realizada ao longo da semana pela Secretaria Municipal da Educação. Nesta segunda-feira (16), diversos povoados do município receberam a equipe da gestão municipal que realizou as entregas. A secretária de Saúde, Luda Percy e o secretário de Educação, Fernando Liberato, estiveram acompanhando os trabalhos.

“Ficamos muito felizes em poder prestar conta dos recursos do município e poder levar um pouco mais de proteção ao ambiente de trabalho dos profissionais de educação, aos pais e principalmente aos alunos”, disse o secretário Fernando Liberato.

De acordo com informações, serão entregues para todos os alunos da rede municipal, um frasco de álcool em gel de 100 ml e duas máscaras, além de dispensadores de álcool, adesivos, placas de orientação, dentre outros produtos para as escolas. 

“Como estamos com programa de reforço escolar, parte de nossos alunos já começaram a receber nesta segunda-feira as máscaras e o álcool em gel. Esperamos atender todos e que essa medida possa amenizar a situação pela qual passamos”, acrescentou o secretário.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, instituída pelo Decreto Presidencial nº 6286 de 05/12/2007. O principal objetivo do PSE é integrar as redes de Educação Básica e de Atenção Básica à Saúde nos territórios de responsabilidade das equipes de Saúde da Família, visando a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde dos educandos.

Com a adesão do município ao PSE, cada escola pactuada passa a ter uma Unidade de Saúde da Atenção Básica como referência para executar conjuntamente ações de promoção da saúde. Nesse sentido, a interação entre equipes de Saúde da Atenção Básica e equipes de Educação no planejamento, na execução e no monitoramento de ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos estudantes é primordial para a efetivação do Programa.