A Prefeitura de Buriti dos Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 02, o maior programa municipal de cirurgia de catarata da história da cidade, garantindo procedimentos cirúrgicos oftalmológicos de forma gratuita à população. 

O primeiro mutirão foi realizado durante o período da manhã nas dependências do Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa, tudo financiado com recursos próprios do Município, através de parcerias com o senador Ciro Nogueira e a deputada federal Iracema Portella.

O programa denominado de “Enxergando Bem”, que vai beneficiar inicialmente 400 pessoas, visa atender uma demanda da população, melhorando a visão e proporcionando mais qualidade de vida aos beneficiados. 


A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo dos anos, deixando a visão embaçada e interferindo drasticamente nas atividades normais das pessoas acometidas dessa doença. Em casos extremos a catarata pode causar a perda da visão. O procedimento cirúrgico é rápido e seguro e possibilita o paciente retornar para casa no mesmo dia, seguindo as recomendações médicas.


O prefeito Júnior Percy (PP) lembrou que, mesmo diante das dificuldades em que os municípios enfrentam, ele não vem medindo esforços para realizar essa ação utilizando-se de recursos próprios e parceria com políticos aliados, que neste programa contou com o apoio de Ciro Nogueira e Iracema Portella, atendendo a uma demanda e beneficiando diretamente a população com mais um serviço de qualidade em saúde.


A secretária municipal de Saúde, Luda Percy esteve acompanhando tudo, juntamente com o diretor administrativo da Saúde, Hercílio Miranda, e ambos enfatizaram a importância deste programa para o município.