O governador Wellington Dias anunciou, nesta segunda-feira (25), que irá conceder reajuste salarial aos servidores estaduais do Piauí em 2022. Com o fim da Lei do Teto Salarial, o reajuste será possível em 2022, isso se deve à organização econômica do Estado. “Planejamos que, até 2026, teremos um Estado moderno em todas as áreas, valorizando os servidores, que têm um grande papel nas mudanças positivas. Para isso, vamos complementar o que falta de promoção e progressão, como já fizemos com a Segurança e Adapi. No dia 31 de dezembro termina a Lei do Teto, que impede reajustes e aí poderemos, sim, garantir reajuste em 2022 e abrir o ano, já no primeiro trimestre, recuperando os salários de todos os servidores do Estado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega da reforma da sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a abertura da 15ª Semana do Servidor Raiz. O evento foi realizado no pátio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), no Centro Administrativo  e faz para da Semana do Servidor, que acontece tradicionalmente próximo ao Dia do Servidor Público, 28 de outubro, e reúne uma série de eventos de confraternização, atendimentos de saúde, shows e benefícios aos servidores.

A reforma da sede da Seduc faz parte do plano de modernização do Estado. A obra contempla o segundo pavimento e a construção de banheiros no térreo do prédio da Secretaria. Os investimentos, na ordem de R$ 1.144.716,81, são oriundos do PRO Piauí Educação. Durante a solenidade foi aberta ainda a galeria de fotos dos ex-gestores da Educação.

“Fizemos uma reforma no prédio da Seduc e estamos entregando o segundo piso. Já era um pedido antigo dos funcionários, que estavam em outro prédio e, agora, podem voltar a trabalhar no espaço totalmente modernizado e em uma localização central. Além disso, estamos fazendo uma exposição de fotos do ex-secretários, que contribuíram muito com o nosso estado, completando essa semana de comemoração, que inicia hoje”, afirmou.

Na solenidade de abertura da Semana do Servidor, houve homenagens a servidores públicos estaduais, entrega de certificados e sorteios e a apresentação do Coral da SeadPrev, .

“Uma das metas do Estado é modernizar a estrutura e a tecnologia do trabalho e, principalmente, investir nos servidores, que serve à população com seu trabalho e sua dedicação e é isso que estamos fazendo aqui. De um lado, homenageando os servidores e do outro, melhorando as condições de trabalho, tratando da recuperação salarial e implementando as promoções e progressões, garantindo que tenham uma carreira. Então, hoje estamos homenageando e vamos seguir trabalhando pelo desenvolvimento do Piauí”, ressaltou Wellington Dias.

O servidor Francisco Lopes, que está há 51 anos trabalhando no Governo e foi homenageado pelo governador, agradeceu a honraria. “Agradeço ao governador e aos colegas pela homenagem e posso dizer que hoje é tudo diferente, mudou para melhor”, disse.

Rafael Fonteles, secretário da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, ressaltou as melhorias que têm sido feitas no Governo do Piauí. “O governador Wellington Dias é o gestor do Estado que melhor tratou o servidor público piauiense. Primeiro, porque organizou a tabela de pagamento, ainda em 2004, quando era lugar comum o atraso de salário nos governos anteriores. Além disso, foi quem mais instituiu planos de carreira, promoções, progressões, reajustes e vai continuar mantendo essa política salarial, em favor do servidor público, melhorando as condições de trabalho, como a reforma da sede da Seduc e vários outros investimentos na estrutura, conectividade e equipamentos”, frisou Fonteles.

“Nesse momento de tantas ações voltadas ao servidor e o anúncio do governador sobre a perspectiva desse aumento, que dá um ânimo aos servidores para continuarmos produzindo e levando ao cidadão aquilo que ele necessita, o serviço do Estado direto ao cidadão. Então, estamos abrindo essa semana muito importante, trazendo a programa musical e muitas atividades para o servidor público”, declarou Ariane Benigno, secretária da Administração e Previdência.