Moradores de Cocal, município localizado na região Norte do Piauí, estão sendo vítimas de uma onda de furtos, que consequentemente está gerando uma sensação de insegurança. Mesmo com uma população de quase 30 mil habitantes, a cidade é considerada calma, no entanto, nos últimos meses, os casos de crimes relacionados a furtos de residências e estabelecimentos comerciais estão cada vez mais frequentes.

Inúmeras vítimas conversaram com o Blog do Coveiro e sempre relatam a mesma coisa, que durante a madrugada ou até mesmo durante o dia tiveram os seus pertences subtraídos do interior de seu imóvel. As reclamações não param e as narrativas apontam que nos últimos dias houve um crescente número nesse tipo de delito. Somente na madrugada da última sexta-feira para sábado (22) foram quatro furtos a residências.

Em alguns casos, as ações delituosas foram flagradas por câmeras de segurança, na qual os autores foram reconhecidos por testemunhas e devidamente denunciados a polícia (que também reconheceram os suspeitos por serem velhos conhecidos do meio policial), mas até o momento nenhuma medida para sanar o problema ainda foi tomada e em meio a tanta insegurança, a população já não sabe mais a quem recorrer.

"A gente não pode mais sair de casa e nem sequer dormir direito, pois os ladrões não estão dando trégua. Tanto faz a casa está sozinha como ter pessoas dentro, eles entram e levam as coisas do mesmo jeito. Diariamente só se ouve relatos de uma pessoa ou outra que teve a sua casa ou comércio invadido. Mas as pessoas desistiram de fazer boletim de ocorrência porque parece que isso acaba dando em nada e as pessoas não querem perder o seu tempo indo a delegacia para fazer um BO", contou uma das vítimas que preferiu o anonimato.

Algumas vítimas se uniram e com o apoio de familiares e vizinhos, estão se mobilizando e se comunicando através de grupos de um aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp) com o intuito de capturar os suspeitos (um grupo composto por jovens e adolescentes) com uma grande probabilidade de fazerem justiça com as próprias mãos. 

"Não tem cabimento, um trabalhador passar o dia suando para conquistar as coisas para depois uns vagabundos desses aí virem e roubar. Estamos pra fazer igual no Maranhão, que quando os ladrões assolam um bairro e a polícia não age, os moradores recorram à justiça com as próprias mãos contra os bandidos", reitera uma das vítimas.