CLIQUE AQUI e siga o Blog do Coveiro no Instaram.

A jovem Joelma Figueiredo, de 23 anos, que trabalha em uma hamburgueria foi alvo de mensagens racistas e homofóbicas de um cliente, em Parnaíba, no litoral do Piauí, durante um atendimento virtual. Por meio de um aplicativo de mensagens, um cliente solicita que seu pedido não seja preparado pela referida servidora, pelo fato dela ser negra e lésbica. O caso aconteceu no último sábado (12) e ainda não foi registrado na Polícia Civil.

Na conversa divulgada nas redes sociais do estabelecimento, um cliente justifica sua insatisfação com o último pedido e chega a solicitar que o local “entenda seu lado”. A foto dele não aparece no perfil da conta do aplicativo. 

“Desculpe a pergunta, mas meu pedido poderia ser preparado por outra pessoa?”, questiona o cliente na conversa. A atendente da hamburgueria questiona o motivo e o homem então responde: “Lanchei aí na quarta-feira e vi que meu hambúrguer não foi feito por uma pessoa do meu agrado. Era lésbica e negra, entenda meu lado”, diz nas mensagens.

A funcionária responsável pelas redes sociais da hamburgueria mostrou o conteúdo à chapeira Joelma Figueiredo, que se deu conta que as mensagens teriam sido direcionadas a ela. “Tipo de clientes como você não fazemos a mínima questão em nosso estabelecimento. Que o senhor fique sabendo que a ‘negra e lésbica’ é a melhor chapeira da cidade. Vamos na delegacia registrar um B.O. [boletim de ocorrência] contra você”, respondeu a atendente.

Imediatamente, as funcionárias decidiram entrar em contato com o proprietário do restaurante, Bossuet Costa Sales, que foi até o local. De acordo com ele, para conseguir o endereço do criminoso, a equipe tentou prosseguir com o pedido. No entanto, o homem deixou de responder e não foi possível localizá-lo.

Críticas e medo desmotivaram denúncia

Após relatar o caso nas redes sociais da hamburgueria, Joelma Figueiredo comentou que ela e funcionários do estabelecimento receberam apoio e também ataques de internautas que estão relacionando o caso a uma "estratégia de marketing". A jovem informou que algumas mensagens desmotivaram a formalização da denúncia por meio da Polícia Civil.

“Muita gente deu apoio e muita gente criticou, muitos falaram que era uma estratégia de marketing e isso desanimou", disse Joelma. A chapeira também relatou que está com medo do que o autor das mensagens racistas e lesbofóficas possa fazer após a denúncia. "Eu trabalho em um local movimentado e saio de madrugada, tenho medo do que ele pode fazer", contou.

Confira a nota da OAB-PI na íntegra

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Parnaíba, por meio da Subcomissão da Diversidade Sexual e de Gênero e da Subcomissão da Mulher Advogada, vem a público, externar total repúdio ao fato ocorrido no último sábado (12/03) contra Joelma Figueiredo, funcionária da hamburgueria ‘Alien’s Burguer’ em nossa cidade, que fora vítima de Lesbofobia e Racismo enquanto estava exercendo o seu labor.

É válido ressaltar que a Lesbofobia e Racismo são condutas tipificadas como crime em nosso ordenamento jurídico e como tal serão tratadas. Todavia é importante frisar que, atitudes dessa natureza são completamente incompatíveis, e absolutamente inaceitáveis no seio de nossa sociedade, que deve prezar pela diversidade, pela democracia, pela justiça e a convivência respeitosa entre todos. Deixamos nosso total apoio e solidariedade à Sra. Joelma Figueiredo e a todos que fazem parte da empresa, ao passo que nos colocamos sempre à disposição para o que se fizer necessário.

Fonte: Portal Meio Norte