CLIQUE AQUI e siga o Blog do Coveiro no Instagram.


A adolescente Daniele dos Santos Ribeiro, de 17 anos, faleceu no final da tarde deste domingo (17/04) em decorrência de complicações de dengue hemorrágica, em um dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba, no Norte do Piauí.

Daniele era estudante da Escola de Ensino Médio Dep. Pinheiro Machado. Ela partiu deixando muitos amigos, esposo e uma filha de um ano e sete meses de idade.

O velório aconteceu em Cocal, na casa de familiares de seu marido, situado na Rua: Duque de Caxias, n° 301, no Bairro São Pedro. Por volta das 16 horas, o corpo foi translado para a cidade de Miguel Alves, sua terra natal, onde foi realizado o sepultamento. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou um aumento de mais de 200% do número de casos  somente nos dois primeiros meses de 2022, se comparado ao mesmo período de 2020 e 2021. Segundo  a Sesapi, já foram confirmados mais de 700 casos este ano e com registro de mortes.

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave (dengue hemorrágica). A principal forma de combater a dengue é eliminando os focos do mosquito, que também é responsável pela transmissão de outras doenças como a Febre Amarela, o Chikungunya e a Zika.

Combater a dengue não é uma tarefa fácil, por isso são necessárias a mobilização e a colaboração de todos para eliminar os focos do mosquito e os riscos de epidemia no Brasil. Medidas simples, desde que praticadas todos os dias, geram bons resultados e ajudam a proteger não só a sua família, mas toda a comunidade.

O prefeito Nonatinho do Sindicado informou ao Blog do Coveiro que desde o início desse mês (abril) que equipes vem intensificando os trabalhos para ampliar o controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue em Cocal. 

"O município já passou por uma epidemia de dengue alarmante e para evitar que esse cenário se repita será tomada atitudes mais radicais. As pessoas e os donos de terrenos que não estiverem cooperando com as ações de combate à dengue serão notificadas e, caso isto não seja o suficiente, serão multados conforme a Lei", alerta o gestor.