A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, promoveu nesta terça-feira (20/09), o segundo mutirão de cirurgias de catarata  no Hospital Joaquim Vieira de Brito.


A ação teve o intuito de melhorar a qualidade de vida da população cocalense, principalmente da saúde da visão, tendo em vista que a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo, apresentando entre seus primeiros sintomas, borrões na visão, além da dificuldade para enxergar.


O senhor Cesário Caetano, morador da Agrovila Jacaré, na zona rural do município, disse estar muito orgulhoso pela oportunidade de estar participando desse mutirão. Ele não economizou nos elogios à equipe, em especial pelo atendimento dispensado aos pacientes, desde a acolhida até o final do processo cirúrgico: “Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. Fomos  tratados muito bem por essas meninas que nos atenderam e cuidaram da gente como a gente deve ser tratado. Estou muito satisfeito”.


Nessa segunda etapa, segundo a secretária de Saúde, Fabrícia Vieira, além dos cocalenses, também foram selecionadas pessoas dos municípios de Bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Cocal dos Alves: “Cerca de 200 pacientes participaram da triagem. Desse quantitativo, 181 foram classificados pela equipe médica e encaminhados para se submeterem à cirurgia.  Todo o processo cirúrgico foi executado com êxito”, disse Fabrícia.