Onze estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pinheiro Machado, em Cocal, município da região Norte do Piauí, conquistaram 11 medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2023, competição que reúne estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Os onze estudantes foram selecionados para a etapa nacional da MOBFOG na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A OBA e MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e ciências afins.

CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


A preparação é realizada nas aulas de ciências, com oficinas e lançamentos de foguetes, reiterando que os educadores da referida escola trabalham de forma humanizada com o corpo discente, esculpindo os talentos e as potencialidades dos alunos ampliando o desempenho deles em olimpíadas educacionais de conhecimento, em nível estadual, nacional e internacional.

Ao todo, 20 estudantes do CETI Pinheiro Machado se inscreveram na OBA, que obteve um saldo positivo de 11 medalhas de bronze e 09 certificados de participação por ter alcançado bons resultados, respectivamente.  

As provas são composta por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica e a maioria das questões é de raciocínio lógico, ao passo que a MOBFOG baseia-se na construção de foguetes de garrafa pet, movidos a certas substâncias e estes tendo ultrapassado os 100 metros de distância exigidos pelo edital.