Um pedreiro de 47 anos, identificado como Erasmo, foi flagrado portando um revólver Taurus, calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos, durante o patrulhamento de rotina de uma guarnição da Polícia Militar. O fato ocorreu na noite deste domingo (19/11) por volta das, no cruzamento da Avenida: Raimundo Alves Pereira, com a Rua: Dr. Antônio Carlos Vilarinho Barbosa, na altura do bairro São Francisco em Cocal, município da região Norte do Piauí.

CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


Os militares se depararam com um carro de cor escura, ocupado por dois homens, na qual o motorista ao visualizar a viatura, fez uma parada brusca e em seguida foi aos poucos se aproximando e novamente saiu como se estivesse fugindo. Esta atitude chamou à atenção dos policiais que deram ordem de parada.


Durante a revista pessoal e veicular, o passageiro deu muito trabalho ao resistir a abordagem, sendo necessário o uso progressivo da força para ser imobilizado. Em sua cintura estava a arma de fogo em um coldre e com o tambor completamente municiado.


Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foi autuado pelo delito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, que foge da competência da autoridade policial no tocante ao arbitramento de uma fiança. Ele se encontra recolhido na distrital aguardando a decisão da Justiça a ser proferida em audiência de custódia.



CALIBRE 38 PASSOU A SER DE USO RESTRITO; ENTENDA



O Decreto n° 11.615, de 21 de julho de 2023, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aumentou as restrições à potência de armas que podem ser compradas pela população. De acordo com o texto, armas cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia acima de 407 joules são consideradas restritas. O calibre 38 entrou na restrição estipulada pelo governo por liberar 437,88 joules, tornando o revólver mais popular do Brasil uma arma de uso restrito, ou seja, só pode ser usado por agentes de segurança pública e Forças Armadas.