Um professor celetista da rede municipal de ensino da cidade de Cocal, localizada no Norte do Piauí, foi identificado como o responsável por uma série de crimes contra a honra cometidos em ambiente virtual. Jhonatan Wyll Fernandes dos Santos, de 29 anos, foi indiciado pela Polícia Civil pela criação de um perfil "fake" na rede social Instagram, denominado "CAXINGUEI", utilizado para difamar diversas pessoas, incluindo moradores e autoridades constituídas do município vizinho de Caxingó.
As investigações tiveram início após várias vítimas comparecerem à Delegacia de Buriti dos Lopes para registrar ocorrências relacionadas ao perfil falso. Segundo os relatos, o criador da página utilizava o anonimato para atacar a honra e a imagem de várias pessoas, com ênfase em políticos da cidade de Caxingó.
CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.
O investigado foi localizado na manhã desta sexta-feira (23/02), em seu local de trabalho, em Cocal, por agentes da Delegacia de Polícia de Buriti dos Lopes e do Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea. Após ser conduzido à Delegacia de Cocal, Jhonatan prestou depoimento e confessou ser o criador da conta na rede social, assumindo a autoria dos crimes investigados. Vale destacar que o acusado é ex-servidor do município, tendo exercido a função de professor.
A Polícia Civil aproveita o caso para alertar os usuários das redes sociais, especialmente em ano eleitoral, sobre os riscos da criação de perfis falsos e da prática de crimes contra a honra. O objetivo é garantir a lisura e a isonomia do processo eleitoral, bem como proteger a honra e a imagem dos cidadãos. Medidas de apuração e repressão serão tomadas de forma rigorosa para coibir tais condutas ilícitas.
0 Comentários