Uma guarnição da Polícia Militar, pertencente ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou uma apreensão de aves silvestres durante o patrulhamento ostensivo realizado na tarde deste domingo (05/05), no povoado Coroa de São Remígio, localizado na zona rural do município de Buriti dos Lopes, na região Norte do Piauí.

CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


Durante as rondas na área rural, os policiais se depararam com uma residência onde encontraram sete pássaros em gaiolas, incluindo uma ave conhecida popularmente como marreca-cabocla, que estava em cativeiro. Os militares abordaram o proprietário e o informaram sobre os possíveis crimes ambientais relacionados à captura e manutenção desses animais em cativeiro. Após uma conversa de conscientização, o proprietário optou por fazer a entrega voluntária dos animais às autoridades.


Entre as aves apreendidas estavam:

02 Bigodes;

02 Xexéus.

01 Galo campina;

01 Gaturamo-Verdadeiro;

01 Primavera;

01 Marreca-cabocla.

Após a apreensão, os animais foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na cidade de Parnaíba, para os devidos procedimentos relacionados à soltura dessas aves em seus habitats naturais. Essa ação faz parte dos esforços contínuos da Polícia Militar para preservar a fauna nativa da região.