O lavrador Luís Quintino, de 38 anos, morador do povoado Almas, zona rural de Cocal, no Norte do Piauí, foi preso na manhã desta quarta-feira (25), durante a "Operação Terabyte", deflagrada pela Polícia Federal. A ação faz parte de um esforço nacional para combater o armazenamento e compartilhamento de materiais envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes.

A operação, coordenada pela Polícia Federal, teve como objetivo cumprir 141 mandados de busca e apreensão em todos os estados do país. A ação foi direcionada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil, com foco na identificação e prisão de envolvidos nesse tipo de crime.


CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


No Piauí, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Cocal e Bom Princípio do Piauí. Luís Quintino foi preso em flagrante após peritos constatarem a presença de imagens e vídeos com conteúdo envolvendo crianças e adolescentes em seu smartphone. O outro investigado, cujo nome não foi divulgado, não teve material ilícito encontrado e não há ligação entre os dois casos.

Luís Quintino foi autuado conforme o artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata do armazenamento de fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. O referido delito é inafiançável e ele se encontra encarcerado à disposição da Justiça.

A operação mobilizou mais de 750 policiais e contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), vinculada à Embaixada dos Estados Unidos.

Operação Terabyte

O nome da operação – Terabyte – foi escolhido porque "terabyte" é o nome dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a 1.000 (um mil) gigabytes. Ou seja, a operação objetiva investigar primordialmente indivíduos que possuem ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.

Somente entre dezembro de 2023 e agosto de 2024 a Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes de cumprimento, demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.