Operação Arpão: Polícia prende 10 pessoas em ação de combate a facção criminosa em Cajueiro da Praia
A Delegacia de Polícia Civil, Seccional de Luís Correia, com o apoio do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM Atalaia) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (Ficco/PI) prendeu 10 pessoas e apreendeu entorpecentes, celulares e veículos na Operação Arpão, deflagrada nos dias 04, 05 e 06/11, no municipio de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.
A ação foi coordenada pelo Delegado Filipe Leite, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Combate e Repressão ao Tráfico de Drogas (DHT), unidade que faz parte do Departamento Especializado no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT). Em nota à imprensa, a polícia cita que a ação foi uma ofensiva contra uma facção criminosa suspeita de envolvimento em tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo que atua no litoral do Piauí, com ramificações no Maranhão e Ceará. A operação já conta com resultados expressivos, mas continua em andamento no intuito de capturar dois foragidos.
Na segunda-feira (04), apontado pelas investigações como sendo um dos líderes da organização, Francisco Antônio Queiroz dos Santos, o 'Novinho', de 35 anos, foi capturado em um chalé de luxo à beira-mar, em Cajueiro da Praia. No local, a polícia apreendeu um celular e um automóvel e cumpriu o mandado de prisão preventiva em seu desfavor.
CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.
No dia seguinte, terça-feira (5), foram cumpridos ordens judiciais de busca e prisão preventiva contra Maria do Carmo Rocha Rodrigues de Araújo, de 41 anos, e sua sobrinha Francimara Araújo da Silva, conhecida como “Mara”, de 18 anos. Durante as diligências em outro endereço, a polícia encontrou 120 gramas de cocaína, uma balança de precisão e material para embalo da droga, resultando na prisão de Geovane dos Reis Santos, de 26 anos, e Maria de Carvalho, 51 anos, em flagrante delito por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Outro alvo da operação foi Sérgio Alves Pereira, de alcunhas "Serginho", "Cesinha" ou "Pote", de 35 anos, preso no último sábado (02) com outros dois homens pela Polícia Militar na cidade de Piracuruca/PI, transportando em um carro mais de cinco quilos de cocaína [CLIQUE AQUI E REVEJA]. Ele agora também permanece preso por força de um mandado de prisão preventiva expedido nessa operação.
A operação prosseguiu até quarta-feira (06) cumprindo cinco mandados de prisão preventiva em unidades prisionais - quatro no Piauí e um no Maranhão. Ao todo, foram executados dezessete ordens judiciais, sendo nove mandados de busca e apreensão domiciliar e oito de prisão preventiva, além de duas prisões em flagrante delito.
PRESOS NA OPERAÇÃO ARPÃO:
MANDADOS DE PRISÃO
2. Maria do Carmo Rocha Rodrigues de Araújo, 41 anos;
3. Francimara Araújo da Silva, a 'Mara', 18 anos;
PRISÕES EM FLAGRANTE DELITO
4. Geovane dos Reis Santos, 26 anos;
5. Maria de Carvalho, de 51 anos;
PRISÕES NO SISTEMA PRISIONAL
9. Xavier Pereira de Souza, vulgo Pintado - sistema prisional piauiense;
Ainda teve um décimo primeiro alvo, que trata-se de um advogado cearense investigado por suspeita de atuar como intermediário entre líderes da facção presos e membros em liberdade para o cometimento dos mais diversos tipos de crimes. O Judiciário aplicou contra ele medidas cautelares, incluindo monitoramento eletrônico, recolhimento noturno e restrições de contato com outros investigados e visitas a unidades prisionais.
A DHT de Luís Correia destacou que a operação representa uma resposta firme das autoridades no combate ao crime organizado no litoral do Piauí. A Polícia Civil pede à população que continue denunciando atividades suspeitas de forma anônima, através do formulário online disponível em bit.ly/denunciasdpluiscorreia ou pelo WhatsApp: (86) 9.9492-5070. A colaboração é essencial para fortalecer a segurança e promover um ambiente mais seguro na região.
0 Comentários