CLIQUE AQUI e siga o Blog do Coveiro no Instagram



Com 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, a jovem Maria Nayane Amorim, de 20 anos, ex-aluna da Unidade Escolar Deputado Pinheiro Machado, sonha em fazer um curso na área de saúde. Toda sua trajetória escolar foi na rede pública de ensino, da creche até o Ensino Médio. As notas do Enem foram liberadas nesta quinta-feira (09/02), pelo Ministério da Educação.


Natural de Cocal, ela vive com os pais na Agrovila Jacaré, zona rural do município. Filha de agricultores, a estudante residia na localidade Franco, e teve que interromper os estudos na época do rompimento da Barragem Algodões. Apesar de muitas dificuldades enfrentadas durante a sua trajetória escolar, com ajuda da família, professores e colegas, ela encontrou foco, força e determinação para continuar.


Maria Nayane terminou o ensino médio em 2021 e mesmo assim não parou de estudar. Em casa, ela montou um planejamento de estudos focado em áreas que tinha mais dificuldades. Essa é a segunda vez que ela fez a prova do Enem, na qual, fez 900 pontos na primeira avaliação.


A Rede Estadual de Ensino teve um número grande de alunos que conquistaram notas acima de 900 pontos na redação do Enem nesse ano. Essa pontuação ajuda a credenciar os estudantes a realizar os cursos mais procurados da Universidade Federal do Piauí (UFPI), como Medicina, Direito e Engenharia Civil, dentre outros.