Uma voluntária de um grupo de protetores de animais de Cocal, no Norte do Piauí, resgatou na tarde do dia 1º de agosto, uma ninhada de sete filhotes de gatos que foram abandonados em condições precárias. Os gatinhos, todos muito doentes, foram deixados dentro de uma sacola na porta de uma residência na Rua Machado, no bairro Centro.


Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um homem chega ao local em um carro, desembarca com uma sacola em mãos e a coloca na porta do imóvel. Pouco depois, populares que passavam pela rua notaram a sacola e descobriram os filhotes dentro dela. Um dos gatinhos foi adotado imediatamente, mas, infelizmente, outro não resistiu e faleceu no dia seguinte.

CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


Quase 20 dias após o resgate, a mulher que está cuidando dos animais faz um apelo à comunidade cocalense para que lhe ajudem adotando os filhotes. Ela também reiterou sua intenção de denunciar o caso às autoridades competentes. Quem tiver interesse em adotar um dos gatinhos ou desejar mais informações, pode entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (86) 9.9918-3047.

Denúncia e Legislação


A Polícia Civil disponibiliza um WhatsApp específico para denúncias anônimas em Cocal e Cocal dos Alves, através do número: (86) 9.9410-9389. Crimes como abandono e maus-tratos a idosos e/ou animais, tráfico de drogas, atuação de facções criminosas, estupro, localização de fugitivos da justiça, entre outros, podem ser reportados por este canal. As denúncias também podem ser feitas de forma anônima pelo site: bit.ly/denunciapcphb.


Vale ressaltar que o abandono e os maus-tratos de animais são crimes no Brasil, conforme as leis 9.605 de 1998 e 14.064 de 2020. Esses atos podem resultar em penas de 2 a 5 anos de prisão, além de multas e perda do direito de guarda de animais. Hoje, a legislação permite que quem for flagrado cometendo tais crimes, especialmente contra cães e gatos, seja preso em flagrante.