O resultado da primeira Avaliação de Fluência Leitora, revelou mudanças importantes no desempenho educacional dos 11 municípios que compreendem a planície litorânea do Piauí. Caxingó surpreendeu ao alcançar o segundo melhor resultado, superando Cocal, que tradicionalmente ocupava essa posição atrás apenas de Cocal dos Alves, referência nacional em educação.


O avanço de Caxingó é atribuído à atuação da professora Raimundinha Albuquerque, ex-secretária municipal de educação de Cocal e atual gestora da pasta em Caxingó. Seu trabalho tem priorizado o desenvolvimento da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental, com ações focadas em alunos do 1º e 2º ano, em turmas regulares e multisseriadas. O resultado reflete um esforço contínuo para fortalecer a alfabetização desde as bases.

Enquanto Caxingó avança, Cocal apresenta sinais de retrocesso. O município, que por muitos anos manteve-se na vice-liderança regional, caiu para a terceira posição. Os dados revelam uma piora significativa no desempenho dos estudantes entre os anos de 2024 e 2025. Em 2024, os alunos de Cocal apresentaram os seguintes índices: 32% estavam no nível de pré-leitor, 53% como leitores iniciantes e 20% como leitores fluentes. Já em 2025, os números indicam uma inversão preocupante: 61% dos alunos foram classificados como pré-leitores, 32% como leitores iniciantes e apenas 6% atingiram a fluência.


A Avaliação de Fluência faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano. A avaliação de fluência avalia a leitura de palavras e pequenos textos, levando em conta aspectos como precisão e velocidade. Os próximos ciclos estão previstos para junho e setembro, com novas oportunidades de correção de rotas.

A diferença entre os dois municípios revela mais do que uma mudança na colocação de um ranking: evidencia o impacto direto da gestão educacional sobre os indicadores de aprendizagem. Se por um lado Caxingó vem consolidando estratégias bem-sucedidas para a alfabetização, por outro, Cocal enfrenta desafios para manter os bons resultados conquistados em anos anteriores e principalmente para não comprometer o futuro de seus alunos.