A eleição para a escolha dos conselheiros tutelares de Cocal acontece no próximo dia 4 de outubro, na 53ª zona eleitoral, com 11 seções distribuídas nas zonas urbana e rural da cidade. Dezoito candidatos disputam as cinco vagas abertas no Conselho Tutelar de Cocal.


O conselheiro tutelar é o profissional que atua no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), age na defesa das crianças e adolescentes, atendendo também a pais e responsáveis. O Conselho deve ser acionado sempre que há a percepção de situações de risco, como por exemplo, suspeita de abuso físico ou emocional a esse grupo de pessoas. 

Os requisitos para que alguém possa se candidatar para conselheiro tutelar é que ele tenha mais de 21 anos, resida no município e que demonstre idoneidade moral para o cargo.

“Ao contrário do que as pessoas imaginam, o Conselho não é um órgão correcional. Nós não temos o mesmo poder da segurança pública, por exemplo. Nosso dever é zelar para que os direitos das crianças e adolescentes do nosso município sejam garantidos e, para isso, devemos nos valer dos aparatos públicos à disposição”, afirma Fátima Costa, presidente do CMDCA de Cocal.

Os candidatos às cinco vagas de conselheiros são: Cleonice Maria de Sousa; Carlos Eduardo do Nascimento; Anselmo Luís Medeiros Jansen; Ivana Cardoso Ferreira; Dione de Sousa Pinho; Karina Silva de Pinho; Iolanda Cardoso de Carvalho; Clauciana de Carvalho Araújo; Crenilda Albuquerque Cardoso; Gicileyde Sousa de Araújo; Clenilton Domingos Alves; Francisco das Chagas A. dos Santos; Manoel de Morais Veras; Valdenia Machado da Rocha; Maria Josélia Queiroz Barbosa; Maria de Jesus Miranda Sousa; André Alves de Araújo e Aury de Araújo Xavier.